Deuteronômio: Resumo do livro de Deuteronômio (Série Bíblia)

O que é o livro de Deuteronômio

O livro de Deuteronômio (Dt) é o quinto livro da Bíblia e o último do Pentateuco, constituído por 34 capítulos, foi escrito por Moisés a partir da revelação de Deus e da documentação das leis
Este livro também integra a Torá (que é composta pelos cinco primeiros livros da Bíblia - Pentateuco) e a Bíblia Hebraica (que é constituída pelo velho testamento da Bíblia Cristã).
Deuteronômio significa repetição da lei, e faz referência a a segunda vez que a leis dadas por Deus ao povo de Israel são apresentadas na Bíblia. No livro de Levítico as leis são apresentadas pela primeira vez, e no livro de Deuteronômio ocorre a repetição das leis a nova geração.

O livro de Deuteronômio relata:

  • A chegada do povo de Deus nas intermediações da terra prometida.
  • O primeiro discurso de Moisés - relembrando a jornada e os feitos de Deus, para encorajar os israelitas a prosseguirem e lembrá-los quem são.
  • O segundo discurso de Moisés - repetindo as leis e todas as ordens de Deus, para que a nova geração tomasse conhecimento do modo como deveriam viver.  
  • terceiro discursos de Moisés - advertindo Israel da importância e da necessidade de obedecer a Deus.
  • A morte de Moisés, pois como Deus já havia falado Moisés não entraria na terra prometida.


Deuteronômio é um livro que apresenta os três discursos de Moisés ao povo de Israel.

Breve Resumo


    O livro começa com o povo de Isreal chegando nas intermediações de Canaã, a terra prometida. Momento este que a geração anterior já havia morrido, com exceção de Calebe, Josué e Moisés. E a nova geração que iria atravessar o rio Jordão precisa ser instruída para compreender que estavam vivendo a promessa de Deus e deveriam ser diligentes e não quebrar a Aliança que haviam feito com o Senhor.
    A leste do rio Jordão, Moisés profere o primeiro discurso. Relembra a história de Israel, relembra as ordens e conselhos do Senhor. Relembra o povo do poder, da soberania e da autoridade de Deus sobre todas as coisas. Relembra para que Israel saiba quem é, povo do Deus vivo, e que se sinta encorajado a prosseguir sabendo que Deus é poderoso e para Ele não há nada que seja impossível. 
    No vale, perto da cidade de Bete-peor, Moisés profere o segundo discurso. Repete as leis e todas as ordens dadas por Deus, afinal a nova geração, geração que irá atravessar o rio Jordão, ainda não havia nascido quando as leis foram anunciadas ao povo pela primeira vez, no livro de Levítico. Repete as leis para que a nova geração fosse instruída acerca de como deveriam viver. Afinal o povo de Israel foi escolhido por Deus para ser luz entre as nações, para ser uma nação santa, uma nação que vive e testemunha a presença do Deus vivo.
    No terceiro discurso Moisés Adverte o povo para que não quebre a aliança que firmaram com Deus. Adverte o povo da importância de ser diligente e obedecer as leis de Deus. E então apresenta as promessas de Deus de que Israel seria um povo abençoado e honrado, se obedecesse fielmente a voz de Deus, mas que tudo iria mal para Israel caso se afastassem de Deus.
    Após os terceiro discurso, Moisés abençoou o povo de Israel, subiu o monte avistou Canaã, a terra prometida, e morreu. Tudo ocorreu assim como o Senhor disse que seria, Moisés guiou o povo pelo deserto, mas não entrou na terra prometida. 

Versículos

"Estas são as palavras ditas por Moisés a todo o Israel no deserto, a leste do Jordão, na Arabá, defronte de Sufe, entre Parã e Tofel, Labã, Hazerote e Di-Zaabe."

Deuteronômio 1:1


"Ponho esta terra diante de vocês. Entrem e tomem posse da terra que o Senhor prometeu sob juramento dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó, e aos seus descendentes".

Deuteronômio 1:8

"O Senhor, o seu Deus, que está indo à frente de vocês, lutará por vocês, como fez no Egito, diante de seus próprios olhos.
Também no deserto vocês viram como o Senhor, o seu Deus, os carregou, como um pai carrega seu filho, por todo o caminho que percorreram até chegarem a este lugar."

Deuteronômio 1:30,31

"Por causa de vocês o Senhor irou-se contra mim e me disse: "Você também não entrará na terra.
Mas o seu auxiliar, Josué, filho de Num, entrará. Encoraje-o, pois ele fará com que Israel tome posse dela."

Deuteronômio 1:37,38

"E agora, ó Israel, ouça os decretos e as leis que lhes estou ensinando a cumprir, para que vivam e tomem posse da terra, que o Senhor, o Deus dos seus antepassados, dá a vocês."

Deuteronômio 4:1

"Nada acrescentem às palavras que eu lhes ordeno e delas nada retirem, mas obedeçam aos mandamentos do Senhor, o Deus de vocês, que eu lhes ordeno."

Deuteronômio 4:2

"Vocês devem obedecer-lhes e cumpri-los, pois assim os outros povos verão a sabedoria e o discernimento de vocês. Quando eles ouvirem todos estes decretos dirão: "De fato esta grande nação é um povo sábio e inteligente"."

Deuteronômio 4:6

"Apenas cuidado! Muito cuidado, para que vocês nunca se esqueçam das coisas que os seus olhos viram; conservem-nas na memória por toda a sua vida. Contem-nas a seus filhos e a seus netos."

Deuteronômio 4:9

"Tenham o cuidado de não esquecer da aliança que o Senhor, o seu Deus, fez com vocês; não façam para si ídolo algum com a forma de qualquer coisa que o Senhor, o seu Deus, proibiu."

Deuteronômio 4:23

"Ouça e obedeça, ó Israel! Assim tudo lhe irá bem e você será muito numeroso numa terra onde manam leite e mel, como lhe prometeu o Senhor, o Deus dos seus antepassados."

Deuteronômio 6:3

"O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos.
Mas foi porque o Senhor os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados. Por isso ele os tirou com mão poderosa e os redimiu da terra da escravidão, do poder do faraó, rei do Egito."

Deuteronômio 7:7,8

"Se vocês obedecerem a essas ordenanças, as guardarem e as cumprirem, então o Senhor, o seu Deus, manterá com vocês a aliança e a bondade que prometeu sob juramento aos seus antepassados."

Deuteronômio 7:12

"As roupas de vocês não se gastaram e os seus pés não incharam durante esses quarenta anos."

"Prestem atenção! Hoje estou pondo diante de vocês a bênção e a maldição.
Vocês terão bênção, se obedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, que hoje lhes estou dando;
mas terão maldição, se desobedecerem aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, e se afastarem do caminho que hoje lhes ordeno, para seguir deuses desconhecidos."

Deuteronômio 11:26-28

"Não neguem justiça ao estrangeiro e ao órfão, nem tomem como penhor o manto de uma viúva."

Deuteronômio 24:17

"Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra."

Deuteronômio 28:1

"As coisas encobertas pertencem ao Senhor, ao nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei."

Deuteronômio 29:29

"Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição."

Deuteronômio 30:15

"Moisés, o servo do Senhor, morreu ali em Moabe, como o Senhor dissera."

Deuteronômio 34:5

Referências

DAVIS, John D. Dicionário da Bíblia. Junta de Educação Religiosa e Publicaçẽs, 1987.
CABRAL, J. Introdução bíblica. Fôlego Editora e Eventos Ltda Me, 1986.
GEISLER, Norman; NIX, William. Introdução bíblica. Tradução de Oswaldo Ramos. São Paulo: Vida, 1997.
BOA, Kenneth; WIKINSON, Bruce. Descobrindo a Bíblia. Arte Editorial, 2000.
GARDNER, Paul (Ed.). Quem é Quem na Bíblia Sagrada: A História de Todas as Personagens da Bíblia. Editora Vida, 2017.
FERREIRA, João Cesário Leonel. A Bíblia como Literatura-Lendo as narrativas bíblicas [1]. Correlatio, v. 7, n. 13, p. 4-22, 2008.
SAGRADA, Bíblia. tradução de João Ferreira de Almeida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, v. 2, 1969.
SAGRADA, Bíblia. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil, v. 2, p. 40, 1993.
SAGRADA, BÍBLIA. Nova versão internacional. São Paulo: Vida, p. 40-66, 2000.
SAGRADA, Bíblia. Nova tradução na linguagem de hoje. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, v. 2, n. 5, 2000.
SAGRADA, Bíblia. Tradução da CNBB. São Paulo: Loyola, 2001.
Bíblia on line, <https://www.bibliaonline.com.br/nvi/dt/34>

Perguntas Respondidas

O que é o livro de Deuteronômio?
É o quinto livro da Bíblia, que sucede o livro de Números e antecede o livro de Êxodo, é o livro que trata dos três discursos de Moisés.
O que significa Deuteronômio?
Deuteronômio significa a repetição da lei, segunda lei.
Quem escreveu o livro de Deuteronômio?
Moisés 
Quantos capítulos possuem o livro de Deuteronômio?
O livro de Deuteronômio possui 34 capítulos
Qual a sigla do livro de Deuteronômio? / Qual a abreviatura de Deuteronômio?
Deuteronômio (Dt)


Autoria: Natália Albuquerque


Visite nossa página no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCPU59nI8g6WW72mPCgV3CTw

Este artigo é apenas um breve resumo acerca do livro de Deuteronômio, não tem por fim tratar de todos os tópicos em sua profundidade, mas tão somente apresentar o livro e incentivar a sua leitura.

Comentários